Mais um post do Vida Em Toronto,  se você não lembra somos 7 blogueiras morando na Grande Toronto (vocês sabem que eu moro em Mississauga...

Vida em Toronto - Costumes Canadenses Que Adquiri

8/15/2016 Carol 2 Comments


Mais um post do Vida Em Toronto,  se você não lembra somos 7 blogueiras morando na Grande Toronto (vocês sabem que eu moro em Mississauga,né?!) e todo dia 15 a gente vai postar a nossa opinião sobre um mesmo tema. E o tema de hoje é Costumes/Hábitos Canadenses que Você Adquiriu. Eu ja falei um pouco sobre isso nesse outro post do Projeto 6 on 6


Eu refleti um pouco e com certeza os novos hábitos que vou escrever aqui não são os únicos mas eu não quis que a lista ficasse muito longa. Então vamos lá:


Oliver cochilando no carrinho
#1 - Levar Oliver no carrinho: Aqui é super comum levar as crianças pra todos os lugares, inclusive no transporte público, no carrinho. Lá no Brasil eu notava que as crianças estavam sempre no braço ou a pé quando saíam pra passear ou ir com a família resolver coisas do dia a dia. Hoje que tenho Oliver não sei sair com ele sem ter um acessório que de uma folga tanto pra ele e quanto pros meus braços se for necessário carregá-lo. A gente sempre leva o carrinho e/ou o canguru (a gente tem o Ergobaby que pode carregar a bebê/criança na frente ou costas). As vantagens de levar o carrinho são tantas que eu não sei como no Brasil não é tão usado (só vejo mesmo em shoppings): alívio nos braços dos pais, alívio nas pernas da criança, cochilo a qualquer hora, cestinha que cabe bastante coisa, se locomover  mais rápido comparado à criança a pé e outros. Enfim, esse novo hábito eu não abro mão :)

#2 - Andar na velocidade da via e não avançar no sinal vermelho (à noite): No Brasil eu admito que eu não respeitava muito a velocidade da via, se a pista estava livre eu acelerava para ganhar uns minutinhos no meu trajeto. Aqui as ruas tem placas de velocidades por todo lado e a polícia está sempre passando ou "escondida" pronta pra flagrar os rapidinhos. Acho que foi por medo de levar multa que mudei meu péssimo hábito e hoje, mesmo em vias livres e sem ter polícia por perto eu sigo a velocidade. E pude comprovear que esses minutinhos extras realmente não fazem tanta diferença que valha o risco de acidente ou multa. No mesmo tópico lá no Brasil eu não ficava parada num sinal (ou farol, ou semáforo, dependendo de como você chame) se estivesse escuro lá em Recife (depois das 6pm já está escuro). Isso era pela falta de segurança mesmo, mas aqui no Canadá eu não tenho essa preocupação e o que é certo, esperar o verde para passar, virou hábito. 

#3 - Pesquisar as ofertas do jornal de supermercado antes de ir às compras: toda semana recebemos na caixa de correiros um pacote com vários flyers de ofertas. E virou um hábito meu já separar os flyers de mercado dos de outras lojas como loja de construção e roupas, e antes de sair fazer às compras da semana eu já separo as ofertas na página certa (às vezes até círculo com uma caneta pra não perder de vista). Com os flyers separados vou pro mercado economizar uns $$

#4 - Secar a roupa na máquina de secar e só passar ferro na roupa de trabalho que fica muito marcada: aqui eu quase não seco roupa no varal, é tão prático tirar da máquina de lavar e jogar na de secar :) Nem mesmo no verão com o sol e espaço no quintal pra pendurar a roupa, eu prefiro a praticidade da máquina de secar que fica do lado da máquina de lavar. Junto com esse hábito está também quase não passar a roupa no ferro. A roupa que sai da máquina de secar está quentinha e se você aproveitar esse momento basta "alisar" a roupa com as mãos, dobrar direitinho que ela fica pronta pra vestir sem parecer que saiu de uma garrafa. Claro que não fica perfeito e por isso as roupa de trabalho ou de festa eu passo no ferro sim, mas ao mesmo tempo eu fiquei bem desencanada com a roupa tendo que estar perfeitinha e jamais jamais mesmo eu passo ferro em lençol de cama e toalhas #minhamaemorre


#5 - Aproveitar cada dia de verão como se fosse o último: eu vim de uma cidade que é verão praticamente todos os dias do ano: Recife, então mesmo sem intenção a gente não valoriza tanto o calor e o sol. Porém aqui no Canadá com as estações bem definidas e temperaturas baixas (principalmente no inverno), quando chega o verão, dias de sol e calor eu aprendi a valorizar mais as temperaturas quentes (até mesmo prometi a mim mesma nunca reclamar do calor, porque eu reclamo muito do frio). Quando a temperatura sobe com a chegada do verão, eu chego do trabalho, como um lanchinho, e saio de dentro de casa. Pode ser uma ida ao playground com Oliver ou a algum dos parques públicos já Mississauga tem muita área verde. Praticamente a cada 2 quarteirões existe um parque, mesmo que seja pequenininho. São nesses parques também que ficam os parquinhos molhados, que falei aqui, mas também com área para churrasco, piquenique, playground, muita grama e árvores pra se conectar com a natureza. Além de fazer churrasco quase todo final de semana para matar a saudade da picanha - porque ficar no frio pra fazer churrasco não é pra mim, mas tem quem faça mesmo no inverno. É no verão que a gente fica mais ocupado com a vida social, todo mundo que sair, curtir o dia, ir pra uma praia de lago, piscina, o que for, só não vale ficar em casa. E sem dúvida esse costume eu adotei e adorei! 

#6 - Mudanças internas: eu não quero filosofar mas eu mudei bastante desde que imigramos pro Canadá. Eu notei que várias das atitudes negativas, de julgamento, de indiferença, que eu teria em determinadas situações do dia a dia não acontecem mais. Acho que o fato de não ter o suporte e o "conforto" familiar por perto me fez rever e tomar caminhos diferentes do que eu tomaria se estivesse ainda no Brasil. Associado também à diversidade cultural que somos expostos aqui no Canadá, que é tão grande que não tem como uma pessoa continuar com a mesma mentalidade e não expandir seu "mundo", sua forma de ver o mundo. Não posso dizer que isso é um hábito um costume canadense mas já que esta minha mudança interior aconteceu por estar morando aqui, pela vida que levamos nessa sociedade que em muitos aspectos é mais madura e sem duvida mais diversa que no Brasil, eu quis incluir como item da lista. 

Esses são alguns dos meus hábitos adquiridos aqui no Canadá e tô bem curiosa pra saber o que as outras meninas do #VidaEmTo escreveram, vamos conferir?!


Carina do Outside Brazil
Gabriela do Gaby no Canada
Mariana do Virei Canadense
Mirella do Mikix

Até a próxima!

2 comentários:

  1. Não sabia do numero 1 - mas quando for pro Brasil vou ficar de olho para ver as diferenças (certamente há varias em ser mãe aqui e lá). O numero 3 eu adoro e o numero 4 é perfeito! :-) Beijão

    ResponderExcluir
  2. Também pesquiso as ofertas antes de ir as compras, e ainda coleciono os cupons. A louca hahaha
    O número 5 é super canadense. Temos mesmo que aproveitar esse verão tão curto. Beijos
    Beijos

    ResponderExcluir