Hoje é o primeiro post do grupo #VidaemTO, se você perdeu a novidade pode ler aqui , e o tema vai te ajudar a nos conhecer melhor (ou se voc...

Vida em Toronto - Porque você escolheu a Grande Toronto para morar?

7/15/2016 Carol 4 Comments

Hoje é o primeiro post do grupo #VidaemTO, se você perdeu a novidade pode ler aqui, e o tema vai te ajudar a nos conhecer melhor (ou se você esta pensando em imigrar pro Canadá pode te ajudar nas considerações sobre a GTA: Grande Toronto Area, ou região metropolitana de Toronto).

Pra responder a resposta de uma forma bem honesta eu preciso te dizer que a GTA não foi a minha primeira escolha, e sim Ottawa. Os motivos que nos levaram (Luciano, Neve e eu) a escolher Ottawa foram vários mas para citar alguns: cidade bilingue, grande mas não tão grande (vou falar mais sobre isso já já), Luciano foi aceito para fazer mestrado na universidade de Ottawa, entre outros. Mas então porque nós nos mudamos para a GTA depois de 2 anos e meio em Ottawa?

Primeiramente porque o mercado de trabalho da GTA é bem maior e com mais oportunidades, em especial na minha área de trabalho (marketing estratégico), já tínhamos amigos que conhecíamos desde Recife morando na GTA e em uma menor escala de importância: o clima - porque lá em Ottawa o inverno começa antes, termina depois e tem bem mais neve na cidade.

O outono é sempre lindo - tanto aqui quanto em Ottawa
O meu foco para um emprego ideal era no 3o setor (ONGs ou empresas sem fins lucrativos) e eu vou falar mais sobre essa minha experiência num outro post em breve. Apesar de em Ottawa existirem várias associações e ONGs eu estava sentido que o mercado, até mesmo no setor privado, estava muito competitivo: poucas vagas e vários aplicantes qualificados. Quando eu fiquei desempregada (e Luciano trabalhava de casa) depois de ter trabalhado por tempo numa empresa sem fins lucrativos e em seguida tendo que aceitar trabalhar numa empresa privada para pagar as contas, eu decidi expandir a minha busca e incluir o mercado de trabalho na GTA, ou seja, não apenas Toronto mas também cidades ao redor como Mississauga, Oakville, Burlington e outras.

Eu já tinha amigos que moravam em Mississauga e Toronto e sempre vínhamos passar algum feriado com eles pelo menos 2 vezes por ano, então já conhecíamos de certa forma a cidade antes de tomar a decisão de vir para cá definitivamente. Até que comecei a ser chamada para entrevistas aqui em Mississauga e Toronto, sempre vinha fazer as entrevistas (pé na estrada várias vezes durante esse processo) e voltava para Ottawa.

Finalmente eu recebi uma proposta de emprego para trabalhar em Mississauga e não apenas isso, era na minha empresa "dos sonhos" (imagina minha felicidade!). Aí só faltava organizar a mudança e vir de vez para a GTA. Eu vim antes de Luciano porque meu trabalho pedia que eu começasse o quanto antes e ainda tínhamos o apto em Ottawa alugado, tinhamos que dar aviso de 30 dias.


Sábado de sol, Aluguei um caminhão e viemos para Mississauga. Ficamos em um apto bem no centrinho de Mississauga e nem sequer procuramos outras cidades da GTA porque o meu trabalho era aqui. Depois que fomos comprar nossa primeira casinha foi que avaliamos outras cidades ou mesmo Toronto, mas enquanto que as outras cidades da GTA eram mais baratas e ficavam mais longe do trabalho, morar em Toronto ficava ainda longe e também mais cara. Então a decisão foi tomada de ficar aqui em Mississauga, porém tinha que ser perto de alguma estação de trem pois Luciano conseguiu em emprego em Toronto.

Adoramos a cidade, temos tudo bem pertinho de casa: supermercado, igreja católica, escola boa, lojas de departamento, posto de gasolina, LCBO, beer store (bem na esquina), dolarama, loja de contrução,  pizzaria, sorveteria, bancos, academia... tudo isso que dá pra ir a pé ou menos de 5 minutos de carro. E também 15 min da estação de trem para Toronto. Era mais uma vez morar numa cidade grande sem ser tão grande. assim como Ottawa o que nos deixou bem satisfeitos.

Adoro estar perto de um lago que parece um mar
Estamos bem felizes com a escolha de morar em Mississauga, temos um estilo de vida bem adequados à cidade, não somos baladeiros (e mesmo que fóssemos também tem baladinha por aqui, mas não como Toronto claro!) e por aqui tudo parece ser mais tranquilo comparado com Toronto (pelo menos na minha experiência da cidade): menos trânsito dentro da cidade, menos barulho - adoro ouvir os passarinhos pela manhã na janela, muita área verde bem perto da gente, além de que fora do centrinho de Mississauga são mais casas com famílias e pessoas muito atenciosas que nos receberam super bem (conhecemos todos os nossos vizinhos imediatos e algumas famílias do bairro).
Foto tirada da varanda do nosso primeiro apartamento em Mississauga
Enfim...gostamos muito de Mississauga e o que nos trouxe até aqui pode também ser o motivo de nos levar para outro lugar no futuro, mas por enquanto não quero trocar Missicity não :)

Tô curiosa de saber o que as outras meninas do #VidaEmTo escreveram, vamos conferir?

Carina do Outside Brazil
Isa do Delineado Gatinho
Gabriela do Gaby no Canada
Livi do Baianos no Polo Norte
Mariana do Virei Canadense
Mirella do Mikix



4 comentários:

  1. Muito legal saber sua história Carol... Adorei!

    ResponderExcluir
  2. Tinha curiosidade de saber porque saiu de Ottawa e agora já sei. Aqui temos muito mais oportunidades profissionais mesmo né? Também prefiro morar mais afastada do centro numa vizinhança mais familiar. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Carol, não sabia que você trabalhava com marketing estratégico! Eu também sou da área de marketing! :)
    Muita gente gosta muito de Missisauga, eu já sou mais da cidade e não sei se conseguiria abandonar Toronto.

    ResponderExcluir
  4. Adorei conhecer mais um pouquinho de você, Carol.
    Eu também morei em Ottawa, por 4 anos ... lá em Kanata :)
    bjoooo

    ResponderExcluir