Oi, hoje eu vou deixar um alerta pra as mamães de bebes e crianças ao comprarem pijamas aqui no Canada ou nos Estados Unidos sobre o uso d...

Cuidados ao comprar pijamas pro bebe e crianca

11/22/2015 Carol 1 Comments

Oi,

hoje eu vou deixar um alerta pra as mamães de bebes e crianças ao comprarem pijamas aqui no Canada ou nos Estados Unidos sobre o uso de "fire retardants" (desacelerador de fogo, numa tradução minha) nos tecidos.

Exite uma legislacao nos EUA e aqui no Canada que obriga os fabricantes a colocarem esses produtos químicos chamados de fire retardants nos pijamas de bebes e crianças a partir de 7 quilos - porem existem exceções a essa regra que eu vou falar já já então não se desespere :). A escolha pelos 7 quilos foi baseada no conceito que a partir dessa idade os bebes já são de certa forma moveis (se virar, engatinhar ou andar) e podem acidentalmente entrar em contato com alguma chama. A criação dessa legislação surgiu porque infelizmente há registros de morte e graves queimaduras de crianças vestindo roupas de dormir :( Mas a notícia boa é que desde o aperfeiçoamento da legislação em 1987 não houve mais nenhum registro de morte e desde 2005 nenhum registro de graves queimaduras YEY!!!



Mas o que são esses fire retardants? São produtos químicos aplicados no tecido já na sua fase final da produção como tem função desacelerar o fogo caso a roupa entre em contato com chama. E justamente por serem produtos químicos há uma grande polemica sobre seu uso em roupas que ficam em contato com a pele sensível do bebe ou da criança.


Esse estudo publicado em 2014, mostrou que existe sim uma relação entre problemas de saúde como: problemas na tireoide, puberdade precoce, problemas cognitivos e atraso no desenvolvimento mental e físico.


Como eu falei nem todo pijaminha precisa ter fire retardands no tecido, e as exceções são as seguintes para a roupa de dormir (pijamas, camisolas, onesies/macaquinho, saco de dormir, entre outros) dos bebes e crianças:

- Feitos de tecido 100% poliéster, 100% nylon ou uma mistura de ambos. Isso porque o poliéster é uma fibra sintética e em sua composição já tem retardante do fogo não químico.


- Os que considerados "tight-fitting", na minha tradução: modelação justinha, de qualquer tecido. São considerados tight-fitting as roupas de dormir que são justas no corpo, punhos e bainhas de calca, por exemplo os pijamas/onesies como esse da foto abaixo (com o modelo mais fofo do mundo #mamaeBabona). Isso porque o tecido junto do corpo tem menos chance de entrar em contato com chama além de queimar mais devagar pois limita a quantidade de oxigênio que alimenta o fogo (pouco oxigênio do lado de dentro da roupinha de dormir).


Modelagem considerada tight-fitting


Se na hora de comprar você tiver dúvidas sobre a existência do fire retardand no pijaminha, olhe a etiqueta pois as empresas têm que informar o consumidor, ou seja, na ausência de aviso significa que não tem. E a boa notícia é que a maioria das roupas de dormir vendidas por aqui não tem fire retardands pois as empresas preferiram aderir ao tight-fitting, mas fique de olho se você for comprar pijaminhas folgadinhos de algodão (aqueles bem macios e confortáveis) eles devem ter algo tipo esse aviso aqui (escrito flame resistant):



foto tirada do google

Você poderá encontrar vários pijaminhas com esse aviso abaixo que confirma que não tem fire retardand, mas lembre-se que se não diz que tem é porque não tem e você não precisa se preocupar:


foto tirada do google
É superimportante ficar de olho em produtos químicos em contato com a pele sensível dos nossos bebes e crianças, mas o mais importante é protege-los do fogo/incêndios no nosso dia a dia:

- Ensine sua criança sobre segurança ao lidar com fogo ou eletricidade
- Mantinha fósforos e isqueiros longe do contato das crianças
- Não fume dentro de casa
- Se você usar velas, sempre as apague antes de dormir e antes de sair de casa
- Desligue decorações de natal da tomada antes de dormir e antes de sair de casa
- Se na sua casa tiver alarme de incêndio, verifique que as baterias estão novas e funcionado bem

Eu realmente espero que ninguém precise se preocupar com incêndio na própria casa - fato verídico: eu quase causei um incêndio na minha casa quando eu era criança que resultou em parte do meu guarda roupa queimado, mas essa é uma longa história que fica para outra vez :)

Ate a proxima... Bjs



Um comentário:

  1. Bem legal o post Carol e melhor ainda é se certificar da saúde dos nossos pequenos...
    Beijos!
    Adri

    ResponderExcluir