Baby e eu já completamos 20 semanas juntinhos, isso significa que chegamos na metade da jornada até o (potencial) dia que nós conhecere...

Baby update - 20 semanas ou a metade do caminho

12/12/2014 Carol 0 Comments

20 semanas

Baby e eu já completamos 20 semanas juntinhos, isso significa que chegamos na metade da jornada até o (potencial) dia que nós conheceremos pessoalmente. Sendo assim resolvi fazer um post sobre como está sendo a gravidez e o processo de atendimento médico que estou tendo aqui no Canada, mas pra não ficar muito longo vou deixar a segunda parte pra um outro post.

Como já falei estamos com 20 semanas, isso significa que Baby tem aproximadamente o tamanho de uma banana com 17 cm da cabeça até o bumbum sem contar com as pernas. Baby já tem papilas gustativas e engole bastante líquido amniótico treinando o sistema digestivo. Ele(a) já consegue ouvir, claro que ouve um som mais abafado do que a gente aqui, afinal Baby está dentro d’agua então sons graves são mais registrados do que os agudos. Eu to sempre ouvindo música, apesar da recomendação de ouvir música clássica pra acalmar o bebe, eu escuto o que gosto, canto bastante - principalmente quando estou no carro sozinha com Baby.

Eu falo com Baby todos os dias, principalmente quando ele está mexendo dentro da barriga. Ah, esse é um update importante: Baby mexe bastante todo dia – o que é um excelente sinal. Eu o sinto mexendo desde o finalzinho da semana 17 e é sem dúvida a melhor sensação que existe. Baby parece que segue minha rotina de sono (pelo menos até agora J ) e mexe quando estou acordada dirigindo, trabalhando, sentada vendo tv ou computador e nunca me acordou durante a noite.

Falando de sintomas não tão legais sempre me perguntam se estou enjoando, a boa notícia é que não mais.  O tal do enjoo matinal não me pegou em nenhum momento, no lugar dela tive enjoo “final de tarde” (entre 5 e 8 da noite) e durou exatamente entre as semanas 9 e 12 mas não diariamente. Logo em seguida com 13 semanas viajei pra Ásia (outro tópico que preciso colocar aqui no blog) e lá me cuidei bastante com minha alimentação e evitando qualquer coisa que pudesse me dar enjoo ou me fazer passar mal.

Durante a viagem com quase 15 semanas eu senti umas cólicas leves na parte baixa da barriga. Por estar longe da minha medica me preocupei um pouco mas pesquisando na internet vi que era normal ter essas cólicas pé o útero está expandindo para acomodar o bebe que cresce em tamanho a partir do 2º trimestre. Foi bem pouca cólica e logo passou, por isso não procurei um médico durante a viagem. Também durante a viagem notei uma certa falta de ar ao caminhar, que também foi explicada na internet pelo fato de ter duplicado o meu volume sanguíneo assim o coração e pulmões trabalham em dobro. Da mesma forma por ter sido um sintoma leve não procurei atendimento médico.

Eu contrapartida não tive muitos dos sintomas previsto até a semana 20 como pés inchados, câimbras nas pernas, azia ou indigestão ou falta de ar (só tive durante a viagem por poucos dias durante caminhadas).

A barriga já está bem grandinha como vocês podem ver na foto ai de cima, deu um “pulo” de tamanho entre as semanas 17 e 20. Desde então minhas calcas de trabalho não fecham mais e agora estão impossíveis de serem usadas, tive que comprar calcas de maternidade e foi um super alivio.

A última vez que me pesei foi na semana 17 e tinha ganho em total 5kg, bem dentro do normal até agora. Os pipi breaks são mais frequentes e tb estou me esforçando pra beber muita agua durante o dia para evitar estrias, junto com o uso 2 vezes por dia do BioOil.

Não começamos o enxoval ainda, só temos as poucas coisas que ganhamos de presente. Mas já temos um berço (de segunda mão mas de excelente qualidade, que será o 1º Faca Você Mesmo para o Baby) e compramos o móvel que servira de trocador.

Semana que vem terei consulta com uma nova medica obstetra, mas essa é uma história que ficara para a parte 2 desse post.


Até a próxima, bjs

0 comentários: